sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Exposição Itinerante "A cor de um sonho" começa no próximo dia 18



De 18 a 20 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea, estarão expostos seis livros-arte com pinturas de cerca de 100 crianças de cinco instituições de acolhimento de Campo Grande. As obras fazem parte do projeto "A cor de um sonho". No dia de abertura da exposição, dia 18, a partir das 9 horas e durante todo o dia, serão disponibilizados brinquedos e atividades para as crianças. As instituições participantes das oficinas também estarão presentes.

O secretário de Cultura, Américo Calheiros, assim como a secretária de Estado de Trabalho e  Assistência Social, Tânia Garib já confirmaram participação. No local haverá ainda uma mostra do fotógrafo Moisés Palácios, que retratou os melhores momentos do projeto. Após o dia 20, os livros seguem pelo interior de Mato Grosso do Sul.

O projeto



O ateliê da arte educadora Ana Ruas foi onde as pinturas foram feitas. Durante uma semana, a artista acolheu as crianças e trabalhou com elas oficinas de arte, que resultaram nos livros. Ana Ruas aproveitou para colher sensações e impressões dessas crianças, que também estão presentes nas obras. A temática central de "A cor de um sonho" é o livro "Enquanto mamãe não vem", da Procuradora de Justiça de MS, Ariadne Cantú, publicado pela Editora Alvorada. Nele, a autora retrata a dura realidade de crianças que vivem ou vivenciaram algum tipo de abandono e agora traz para elas uma oportunidade de extravasar sua realidade.

Para Ariadne, o nome do projeto, "A cor de um sonho", condiz com o resultado alcançado com ele. “Acredito que a capacidade de sonhar é uma das qualidades mais importantes das crianças. A literatura é capaz de envolvê-las, e agora eles tiveram a oportunidade de criarem seu próprio mundo de fantasia, dando um final mais feliz para suas histórias”, afirma a autora. Dona Josefa Rosa, diretora do abrigo Vovó Miloca, conta que são poucas as oportunidades como essa, de irem a um espaço de arte. “Essas atividades são muito importantes para o desenvolvimento social delas. Além disso, valoriza sua auto-estima, passam a entender que não são diferentes das demais crianças, têm as mesmas vontades, precisam dos mesmos cuidados”.

Durante o período em que as obras estiverem "viajando", será revertido um valor de 30% da venda do livro "Enquanto mamãe não vem" para as instituições participantes do projeto. O livro de Ariadne Cantú está disponível na loja virtual da Editora Alvorada, www.editoraalvorada.com.br e na livraria Le Parole. O valor do investimento é de R$ 28,00.



Serviço

Onde: Marco - Museu de Arte Contemporânea
Data: de 18 à 20 de novembro, com entrada gratuita. A partir das 9 horas
O que: Exposição "A cor de um sonho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário