terça-feira, 22 de novembro de 2011

Abertura de exposição itinerante reúne mais de 130 pessoas








Arte, literatura, fotografia, brinquedos, balões, doces, e muito carinho. Isso foi o que crianças de abrigos encontraram ao visitar o primeiro dia da exposição itinerante “A Cor de Um Sonho”. O evento teve início às 09h no Museu de Arte Contemporânea – MARCO e permanece no local até domingo, dia 20.

Além das crianças, a abertura reuniu importantes personalidades, como: Nilza Santos, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS, Mônica Sueli de Castro, diretora de Proteção Social da Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS e Katy Braun, juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso, muito abraçada e reconhecida carinhosamente pelas crianças.


“Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que toda criança tem direito à educação e cultura, pois essa é uma demonstração de acesso a esses direitos. A cultura é muito significativa nesse sentido, ainda mais quando elas são as protagonistas do evento", reconhece Katy Braun.

As crianças são as protagonistas porque foram as convidadas principais, a exposição de arte foi toda produzida por elas, e principalmente porque a iniciativa do projeto “A Cor de Um Sonho” foi inspirada no livro “Enquanto Mamãe Não Vem”, da autora Ariadne Cantú, em que conta a realidade das crianças que vivem em abrigos.


A promoção do evento, desde a realização das oficinas para confecção dos seis livros-arte até a exposição, que deverá correr o Estado, é de assinatura da Editora Alvorada, responsável pela segunda edição do livro “Enquanto Mamãe Não Vem”.


Livros-arte
Caminhos, destinos, encontros e desencontros. “As imagens possuem um brilho próprio, algumas choram, outras gritam... Todas palpitam e sensibilizam, traduzindo a vibração de um tempo de espera distante da família, que, em muitos casos, não há mais como resgatar...”, avalia Denise Silveira Xavier, psicóloga escolhida a dedo para compor os Livros-Arte, em que além das pinturas dos pequenos, reúne fotos, e textos, entre eles apresentação da autora Ariadne Cantú, e da artista plástica Ana Ruas, responsável pelas oficinas em que os livros foram produzidos.

Participaram das oficinas de confecção das obras de arte a Casa Da Criança Peniel I, II e V, Lar Lygia Hans, Lar das Crianças Esperança no Senhor, Lar Vovó Miloca, SOS Abrigo e Casa da Criança Peniel V.

O passeio dos livros-arte vai seguir pelo interior do Estado, mas primeiramente irá para alguns endereços em Campo Grande mesmo. Saindo do MARCO eles ficarão de 21 a 25 na sede da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e depois segue para o Ministério Público. Demais entidades/ instituições e ou organizações que queiram sediar a exposição, basta enviar um pedido de solicitação para contato@editoraalvorada.com.br.

Durante exposição, venda de livro é revertida para instituições participantes do projeto


Livro “Enquanto Mamãe Não Vem”, de Ariadne Cantú, está sendo comercializado no valor de R$ 28,00 e enquanto as obras de arte das crianças estiverem percorrendo o Estado, 30% da venda será revertida para as instituições de acolhimento.

Para contribuir adquira o livro na sede da Editora Alvorada, Rua Antonio Maria Coelho, 623, ou no site www.editoraalvorada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário