terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semana do Servidor apresenta resultados positivos do TOSCO

Durante essa semana, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, acontece a Semana do Servidor, data comemorada no dia 28 de outubro. O evento acontece até o dia 27, durante o período da manhã. Entre os diversos estandes de várias instituições e empresas no local estão os trabalhos dos alunos das três unidades da UNEI (Unidade Educacional de Internação) de Campo Grande: Estrela do Amanhã, Unidade Dom Bosco e Novo Caminho. Estão expostos diversos trabalhos de artesanato, pintura, bordado, esculturas e trabalhos em madeira.

Com um espaço diferente, o projeto TOSCO também integra o estande. Implementado em todas as unidades desde o segundo semestre desse ano, é baseado no livro de Gilberto Mattje, publicado pela Editora Alvorada, o TOSCO. Para a professora de língua portuguesa da Estrela do Amanhã, Mara Nogueira, os resultados são satisfatórios. “O maior diferencial que o livro possui é que ele desperta o interesse do jovem pela leitura. E a partir da leitura é que começamos a ver resultados de mudança de comportamento deles, pois passam a rever suas atitudes porque se identificam com aquilo que é apresentado”, afirma.

Mara conta também que no momento em que apresentou o material para seus alunos não esperava uma recepção tão positiva. “A questão da leitura no Brasil ainda é bastante complicada, porque o interesse é muito pequeno. Então imagina esses jovens que atendemos, cuja dificuldade de leitura é ainda maior. Mas lembro que quando repassei a elas o livro do TOSCO, na semana seguinte todas já haviam lido”, conta a professora de português. Mara lembra que está sendo realizado na Estrela do Amanhã uma atividade com cartazes baseados no livro e que no fim do ano será feito um teatro de fantoches, também com a temática do livro.

A professora de educação artística das unidades, Jussara Cocco, concorda com Mara e acrescenta, “o trabalho que eu faço visa estimular a auto-estima do adolescente e mostrar que ele é capaz de realizar grandes obras, que é justamente a temática do TOSCO. O livro estimula uma mudança de comportamento, de atitudes, e isso reflete em todos os outros segmentos educacionais que trabalhamos nas unidades”.

Esse ano, as obras expostas durante a Semana do Servidor estarão a venda nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro no saguão do Fórum de Campo Grande e a verba revertida para a compra de novos materiais. “Não visamos lucro. A idéia é que essas obras sejam auto-sustentáveis. O mais importante para nós são os efeitos e oportunidades que elas refletem nos jovens”, explica a professora Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário