segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alunos da Escola Oswaldo Cruz ganham 1º e 2º lugar em Feira de Ciência e Tecnologia

Com os títulos "Educação Ambiental e Lazer Uma Parceria Perfeita" e "Educação Ambiental, o Futuro do Mundo Está em Nossas Mãos", alunos da Escola Municipal Oswaldo Cruz faturaram o 1º e 2º lugar, respectivamente, na Feira de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no Armazém Cultural em Campo Grande. Os estudantes são integrantes do projeto TRAJE (Travessia Educacional do Jovem Estudante), cujo material didático é desenvolvido pela Editora Alvorada, com uma linguagem voltada para os jovens e que visa o estímulo a pesquisas e atividades extracurriculares.

O trabalho "Educação Ambiental e Lazer. Uma Parceria Perfeita" foi apresentado pelo aluno Everton Ricardo Dutra e acompanhado pela professora Gabriela Morales e ganhou na categoria 8º e 9º ano. O projeto foi realizado no Asilo São João Bosco com materiais de reciclagem. O prêmio foi um notebook e uma impressora para o aluno e outro para a professora.

Já a segunda colocação, da categoria 6º e 7º ano, foi um trabalho apresentado pelo aluno Johnny Matias Nogueira e acompanhado pelo professor Arli Norberto Ribeiro. "Educação Ambiental, o Futuro do Mundo Está em Nossas Mãos" foi realizado no lixão de Campo Grande. Como prêmio, Johnny ganhou um vídeo-game Playstation 3.

Para a professora Gabriela Morales, o material didático TRAJE teve papel fundamental na elaboração dos trabalhos. “Essas atividades são propostas do TRAJE, da Editora Alvorada. O que nós fizemos foi adaptá-las para a Semana de Ciência e Tecnologia, que tinha um caráter mais ambiental. O estímulo a atividades fora de sala e pesquisa são fundamentais para o professor e aluno, pois favorece a educação de forma mais dinâmica e eficiente”, explica a professora.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Feira faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem como tema: “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”. Ela aconteceu simultaneamente em 500 cidades brasileiras entre os dias 19 e 22 de outubro e envolveu instituições públicas e privadas de ensino. A premiação tem abrangência estadual. Em Campo Grande foram 13 stands com trabalhos de alunos do 6º ano ao Ensino Médio, no Armazém Cultural.

O objetivo da Semana de Ciência e Tecnologia foi promover a conscientização ambiental nas escolas. O evento tem revelado crianças e jovens que descobriram maneiras de ajudar a sociedade e transformar realidades com o uso da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário