quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tudo pronto para o lançamento dos livros de Ariadne Cantú.Evento será amanhã

 Ariadne de Fátima Cantú, escritora, mãe, poetiza, procuradora de Justiça e sonhadora profissional, lança internacionalmente amanhã, quinta-feira, seis obras na Bienal do livro do Rio de Janeiro.

Sendo três livros infantis e três adultos, o lançamento terá início às 14h45 e faz parte de uma ampla programação do evento que teve início dia 1º na Barra Tijuca e segue até o dia 11.

Com participação de 22 autores de fora do país e 120 do Brasil, esta edição tem foco nas questões da diversidade e homenageia à cultura brasileira.

Os livros apresentados pela Editora Alvorada e pela escritora Ariadne Cantú são: “Enquanto mamãe não vem” – 2º edição, “Kiko - O menino que não dormia”, “Carlos - O garoto que sonhava”, o carro chefe “Retalhos de Verdades” – 2º Edição, o livro de poemas “Garatujas” e o livro de crônicas “30 DIAS”.

Nascida em Lageado, RS, Ariadne acredita “na verdade da criança e no poder de transformação que nasce com todo indivíduo”. Atualmente, ela exerce o cargo de Supervisora Geral da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Ativista dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente as indígenas, atuou durante muitos anos à frente da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, onde teve o privilégio de colecionar momentos inesquecíveis e transformadores.

Retalhos de Verdades

Esses momentos resultaram no primeiro livro da autora, “Retalhos de Verdades”, que em 2008 foi publicado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em tiragem reduzida e agora renasce com  nova proposta editorial.

Retalhos é uma coletânea de crônicas-poemas de vidas marcadas por histórias carregadas de realismo e que Ariadne vivenciou durante o período que atuou no atendimento a crianças vítimas de violações. Linhas leves, porém recheadas de verdades presentes na infância roubada de tantas crianças. Leitura rápida que rende infinitas reflexões.


Demais obras:

Kiko e Carlos
Com o objetivo de transmitir à criança uma visão humanista do contexto familiar, os livros demonstram que  é possível sonhar transformando situações desfavoráveis em finais felizes. Respeito ao próximo, amor, solidariedade, valorização da família, respeito aos animais e valorização da escola como parte do processo de construção da identidade social e afetiva da criança fazem parte do contexto das obras.

No livro “Kiko”, indicado para crianças até nove anos, o personagem principal não dormia para esperar o dia nascer e assim contemplar a beleza do amanhecer, o silêncio, a tranqüilidade e a organização do trânsito. Ganhou de presente de seu avô, um relógio mágico que podia parar o tempo por sete minutos e começou a usá-lo para evitar acidentes. O livro convida a criança a uma reflexão através de um objeto que não existe, a fim de evitar imprudências e tragédias.

Em “Carlos”, obra indicada para maiores de 10 anos, a história revela que esse, Carlos, é o verdadeiro nome de Kiko, que quando criança era chamado pelo apelido. O adolescente se incomodava com a bagunça e desorganização do trânsito. Inusitadamente passa a sonhar e prever acidentes que poderiam ser evitado se as Leis de Trânsito fossem devidamente respeitadas. Carlos começa a agir em silêncio pois custa a entender o que de fato se passava, e quando constata que seus sonhos se realizavam, começa a agir anonimamente sendo responsável pela organização de campanhas educativas na sua escola. Várias escolas aderem às campanhas e juntos podem ter uma cidade mais organizada, sem transtornos e violência no trânsito.

Enquanto Mamãe não vem

Uma história de adoção e de uma criança que vive com sua avó e vários cachorrinhos. Baseado em histórias reais, o livro trata do cotidiano de crianças que vivem em abrigos, seja por conta do abandono dos pais, ou mesmo as que sofrem maus tratos, ou ainda aquelas que estão à espera do retorno à própria família.  Juliana vive com sua avó, e Lara vive em um abrigo. As meninas se conhecem na escola e Juliana passa a indagar as dificuldades de se morar em um abrigo. O desfecho da história caminha para uma nova oportunidade de se ter uma família.

30 Dias
Livro de crônicas escrito em prosa poética, conduz o leitor a uma viagem a um baú de emoções, coletadas cuidadosamente em fatos e situações comuns, trazendo um novo olhar, sobre tantas coisas já vistas, que refletem o ser humano em sua total dimensão.

Garatujas
Livro de estréia da autora na poesia, é ofertado ao leitor como o “engatinhar, as garatujas de seus dedos” e condensa poemas repletos de peculiaridades, com foco no ser humano e no sentimento maior que move a sua natureza: o amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário