sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Patrulha Escolar leva TOSCO para escolas do interior de MS



Durante toda essa semana, cerca de 50 policiais militares e convidados estiveram na Faculdade Estácio de Sá participando do Curso de Capacitação de Patrulheiro Escolar Comunitário. O evento, que teve seu encerramento hoje (30), apresentou o livro TOSCO, de autoria do psicólogo Gilberto Matjje, como mais uma ferramenta de educação e combate ao bullyng e violência nas instituições de ensino e toda comunidade escolar.

Com uma linguagem especificamente voltada para os adolescentes, através da leitura do TOSCO, jovens se identificam com as histórias vividas pelo protagonista da obra e conseguem observar seus próprios atos. O livro torna-se, portanto, um instrumento de reflexão que pode mobilizar a comunidade no combate a violência. O resultado é uma crescente dos adolescentes no interesse à leitura e, consequentemente, uma queda dos índices de agressividade nas escolas onde o material é adotado.

Já o Projeto Patrulha Escolar é uma iniciativa da Polícia Militar e acontece em Mato Grosso do Sul há vários anos. No entanto, desde julho deste ano utiliza o TOSCO nas escolas de Campo Grande como uma ferramenta para o trabalho de capacitação e aproximação dos policiais com os adolescentes.

O livro é apresentado nas escolas criando uma identificação com os jovens, facilitando o trabalho de aproximação dos policiais com esses adolescentes, a fim de que eles possam trabalhar de maneira mais efetiva, utilizando uma mesma linguagem. Segundo a professora Ângela Maria Faustino, da Escola Municipal Profº Vanderlei Rosa de Oliveira, que teve o apoio da Patrulha Escolar em sua escola: “as crianças se identificam com o livro. Elas se vêem em muitas atitudes, não só no TOSCO, como em outros personagens, por isso da eficiência do material”.

TOSCO nas escolas
Em Campo Grande, a Polícia Militar trabalhou primeiramente em três escolas estaduais: Joaquim Murtinho, Escola Lino Vilachá e Marçal de Souza. Além do livro TOSCO, os profissionais também têm o apoio do material didático: o Compreendendo Tosco, um caderno com orientações didáticas que oferece sugestões de atividades de interação e reflexão com os adolescentes.

O livro TOSCO é uma produção sul-mato-grossense, da Editora Alvorada. A história é de um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata de forma como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolha e a importância em assumir as consequências pelas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário