segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lucimar Rosa Dias participa da abertura de Campanha pelo fim da violência contra a mulher


Por Andréia Menezes Lorenzoni

Nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, acontece a abertura da Campanha "Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento começa às 8 horas, no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, na Capital.

Dentre os convidados para ministrar as palestras, estará presente a professora Lucimar Rosa Dias, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e autora do livro “Cada um tem seu jeito, cada jeito é de um”. A palestra de Lucimar, que leva o mesmo nome do livro, visa discutir temáticas sobre a população negra.

O livro “Cada um tem seu jeito, cada jeito é de um” é voltado para crianças e conta a história de Luanda, uma menina alegre e vaidosa, que adora variar os penteados em seu cabelo crespo para ir à escola. Com a ajuda dos pais e da avó, Luanda transmite personalidade e individualidade, valorizando suas características. Assim, o livro promove a valorização das etnias e das diferenças de cada um, de modo a estimular as crianças a valorizarem as características pessoais, o relacionamento com a família e com o outro.

Lucimar também é organizadora do livro “Coleção Outras Histórias – Culturas Afro-brasileiras e indígenas”, elaborado para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleção contém cinco livros ricos em ilustrações e textos de curiosidades, transmitindo a história nacional e ampliando a noção de cultura afro-brasileira e indígena.

Campanha 

A abertura da Campanha "Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” será realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania.

O evento está sendo organizado em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Juventude e também pela Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), que são ligadas à Subsecretaria Estadual da Mulher.

A Campanha traz como tema: “Compromisso e Atitude, Lei Maria da Penha – a lei é mais forte”. Segundo a Subsecretaria da Mulher, a campanha será lançada oficialmente, em nível nacional, no dia 7 de dezembro deste ano.

Um comentário: