quinta-feira, 29 de março de 2012

Obra didática “Geografia de Campo Grande” é assunto principal em capacitação


Professores do 3º e 4º ano da rede municipal se preparam para trabalhar o material com os alunos


Durante ontem e hoje (28 e 29.03), cerca de 85 professores de escolas municipais de Campo Grande estão sendo capacitados na área da Geografia, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho. A ação visa o aprimoramento da matéria para os professores dos 3º e 4º ano do ensino fundamental.


Os livros "Geografia de Campo Grande 3º ano" e  "Geografia de Campo Grande 4º ano", organizados pelo doutor em geografia Edgar Aparecido da Costa, estão sendo usados de base para os trabalhos durante a capacitação e são publicações da Editora Alvorada.  Segundo o professor Osmar Martins, coordenador do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o resultado está sendo satisfatório.


Osmar explica ainda que a capacitação é uma oportunidade para que os professores se especializem no assunto. "É importante que capacitações como essa aconteçam em todas as áreas, pois é um espaço para trabalharmos as especificações da matéria, além de ser um espaço de troca de experiências entre eles", afirma o professor.

 Sobre o material

 O livro de Geografia de Campo Grande 3º ano é dividido em três unidades e nove capítulos. Com propostas lúdicas que auxiliam na alfabetização, trabalha conceitos da Geografia como: espaço, lugar e paisagem. A obra mostra o modo de vida das pessoas e como elas se relacionam com a natureza, que englobam sub-temas como recursos naturais, espaço rural, espaço urbano, integração entre o campo e cidade.

Já o material do 4º ano está dividido em quatro unidades e 15 capítulos, tem a proposta de inserir no cotidiano do aluno o entendimento geográfico da cidade de Campo Grande, além de provocar uma reflexão sobre a responsabilidade que temos perante alguns problemas socioambientais. Entre os conteúdos inseridos no material estão: formação histórica da cidade, formação cultural, organização político-administrativa, localização, meios de produção no campo, indústria, comércio e prestação de serviços, crescimento desordenado da cidade, transporte, áreas verdes, problemas ambientais, relevo, hidrografia, clima e vegetação.

Um comentário:

  1. Sou professora de rede estadual de ensino e estou trabalhando esse conteúdo e gostaria de saber se posso ser comteplada com esse material, pois gostei muito desse livro, ele é ótimo.

    ResponderExcluir