quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial



“Dia 21 de março celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída em 1969, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem aos homens, mulheres e crianças que, nessa data, no ano de 1960, foram massacrados pela polícia da África do Sul, quando realizavam um protesto pacífico.

Aquelas pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava negros e negras a andarem com cartões de identificação que estabeleciam locais nos quais podiam ou não passar e/ou frequentar. O resultado da brutal repressão foi o triste saldo de 69 mortos e 186 feridos entre homens, mulheres e crianças.

Quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 21 de março como uma data especial para pensarmos em formas de eliminar de vez a discriminação racial no mundo, tinha em mente os massacres da população negra em países africanos e outras formas de violência direta dirigida a pessoas dessa cor ou raça.

Em 2001 a ONU promoveu a III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em Durban, África do Sul. No encontro, os países participantes foram estimulados a coletarem, compilarem, analisarem, disseminarem e publicarem dados estatísticos confiáveis, em nível local e nacional, relativos a indivíduos e membros de grupos e comunidades sujeitos à discriminação.”

O Trecho acima foi retirado de: Fundação Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário