quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Formatura da primeira turma do “Trânsito na Escola–Formação do Jovem Condutor”



Pioneiro no país, o projeto “Trânsito na Escola – Formação do Jovem Condutor” formou sua primeira turma de 44 alunos na manhã desta terça-feira (04). A cerimônia aconteceu no auditório do Detran MS e reuniu alunos da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís e Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, além de professores e coordenadores do projeto.

O projeto “Trânsito na Escola – Formação do Jovem Condutor” foi desenvolvido em 2011 e 2012 pelo Detran MS em parceria com a Secretaria de Educação (Sed) e capacitou os alunos do Ensino Médio com aulas sobre sobre o Código Brasileiro de Trânsito e compreensão da maneira correta e segura de se portar no trânsito.


O programa tem como base a coleção “Trânsito na Escola – Formação do Jovem Condutor” da Editora Alvorada, pensado para oportunizar o jovem a conhecer as leis que regem o trânsito de forma lúdica com uma linguagem adequada para a faixa etária. Nesse material apresentam-se além das informações jurídicas extraídas do Código de Trânsito Brasileiro, momentos de reflexão para uma mudança de comportamento que contribuirá para amenizar os índices de violência no trânsito.

O material do programa faz parte da Resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), publicado em 2007, que dispõe da formação teórico e técnica do processo de habilitação de condutores como atividade extracurricular em escolas de ensino médio.

Com o conhecimento mais aprofundando sobre o respeito ao próximo e a educação para um trânsito melhor, ao completarem 18 anos, os alunos que concluírem o curso poderão ter a dispensa da realização das aulas teóricas que teriam que realizar para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Assim, os alunos que optarem por não realizar as aulas teóricas disponibilizadas pela autoescola tem a oportunidade de fazer somente a prova teórica e seguir para aulas práticas e prova prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário