terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Livros produzidos em Mato Grosso do Sul são aprovados no edital de Bibliotecas públicas de Fortaleza

Foi divulgada essa semana pela secretaria de Cultura de Fortaleza, a lista de obras aprovadas no Edital de Chamamento Público. Dentre as obras selecionadas do Estado estão: "30 Dias", da procuradora de justiça e autora Ariadne Cantú, "Tosco", do especialista em psicologia Gilberto Mattje, e "Reforma Ortográfica", dos professores Adriano Praça e Itamar Soares, e "Para encontrar o azul eu uso pássaros", com fotografias de Marcelo Oliveira e poemas de Manoel de Barros, toda da Editora Alvorada. 

A lista foi divulgada pela comissão de avaliação dos livros, e podem ser adquiridos para a modernização das Bibliotecas Públicas, implantação de novas bibliotecas e implementação do Projeto Agentes de Leitura de Fortaleza, através do Programa Mais Cultura. 

Segundo Ariadne Cantú, a inclusão das obras sul-mato-grossenses no cenário nacional demonstram a qualidade literatura que está sendo produzida em nosso estado. "Mato Grosso do Sul mostra sua sedimentação neste mercado altamente competitivo, elevando nossa cultura a nível nacional", afirma Cantú.



As obras 

Em "30 Dias", Ariadne Cantú leva o leitor, por meio de crônicas, à uma viagem a um baú de emoções em fatos e situações comuns, mas sob um novo olhar, que refletem o ser humano em sua total dimensão. Manoel de Barros descreve o Pantanal em poemas, acompanhados por fotografias de Marcelo Oliveira e cenários típicos do Estado, junto a toda sua flora e fauna.

Já "Tosco" é um livro de Gilberto Mattje que relata a vida de um adolescente que cresce em um lar agressivo e acaba enfrentando problemas com drogas e bullying, mas é salvo graças à educação. O livro é aplicado nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande e em toda a rede estadual, por um projeto que visa combater os índices de violência. "Reforma Ortográfica" é didático e utilizado também pelas escolas de MS com o intuito de aprimorar a ortografia e gramática portuguesa.

Mais informações sobre as obras em www.editoraalvorada.com.br.